Temperatura das Cores
(26/06/2014 16:03)
Quando compramos qualquer produto para iluminação devemos estar atentos a sua cor, pois pode variar de amarelo a até azul, neste caso estamos excluindo as cores padronizadas como vermelho verde, violeta entre outras.
As lâmpadas fluorescentes e principalmente as feitas com LED são classificadas quanto à temperatura de cor emitida.
A temperatura é dada por Kelvin e não por Celsius.
A figura abaixo exemplifica a ideia das temperaturas.
Temperatura abaixo de 4000K são as chamadas luzes quentes, a emissão é de uma luz amarelada.
Temperatura entre 4500K e 6000k são as luzes brancas ou white cool.
Acima de 6000K são as luzes frias, que emitem uma luz mais azul. Essa é a dica: quando for comprar sua lanterna, lâmpada, fita LED, verifique primeiro a sua temperatura de emissão.
Sugestão de utilização de lâmpadas conforme temperatura e cor
-
Lâmpadas de 2.800 a 3.000 kelvin – apresentam tonalidade branco-amarelada
Sensação: de aconchego
Uso: Ideal para residências, bares, restaurantes sofisticados – é adequada para quaisquer lugares onde se deseja obter a sensação de conforto e tranquilidade
Uso inadequado: como esta cor amarelada proporciona relaxamento e até mesmo sono, não deve ser utilizada em locais que exijam um bom ritmo de trabalho, pois irão reduzir o rendimento. Exemplos de locais que não devem utilizá-la: escritórios, indústrias, oficinas, ateliers, restaurantes populares – ambientes que apresentam um ritmo acelerado de trabalho/produção.
-
Lâmpada entre 4.000 e 5.000 kelvin – apresentam tonalidade branco-azulada
Sensação: de estímulo
Uso: Ideal para ambientes que apresentam ritmo acelerado de trabalho/produção, como: escritórios, consultórios médicos, odontológicos, indústrias, oficinas, ateliers, restaurantes populares, academias de ginástica e em cozinhas residenciais e industriais.
Uso inadequado: em quartos, salas de estar, spas, hotéis, halls de entrada – locais que necessitam de um ambiente de relaxamento.