O que deve ser levado em conta na hora de fazer o projeto de iluminação de sua empresa?
(30/11/2015 12:18)
Todos sabemos que uma boa iluminação é fundamental para garantir a produtividade e a saúde dos funcionários na empresa. E, como cada empresa tem uma necessidade diferente, o primeiro passo é contratar um especialista da área para fazer um bom projeto luminotécnico. O projeto, será norteado pelo tipo de atividade exercida e, nele, serão colocadas as principais necessidades e as melhores soluções para elas.
O profissional irá levar em conta o índice de iluminância adequado a cada setor da indústria e que podem variar numa linha de montagem ou numa área de acabamento, por exemplo. No Brasil, a norma ABNT NBR 5413 – Iluminância de Interiores – estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras. Outro ponto importante num projeto de iluminação é a especificação de lâmpadas e equipamentos de qualidade, tendo em vista sua influência direta no resultado do trabalho desenvolvido pelo profissional. Lembrando que a iluminação inadequada aumenta a possibilidade de erro, impede a identificação de eventuais defeitos no processo e pode favorecer a ocorrência de acidentes.
Também é o projeto que define a solução a ser aplicada no ambiente, considerando aspectos como iluminação natural, lâmpadas, luminárias, local de fixação dos equipamentos, nível de automação da instalação e distribuição dos circuitos elétricos e o respectivo dimensionamento. A eficiência do sistema dependerá do uso de equipamentos em conformidade com as normas técnicas.
Segurança e vantagens econômicas
A implementação de um projeto de iluminação deve ser considerada um investimento. Isto porque, se bem preparado e bem executado, pode ser rapidamente amortizado com a redução do consumo de energia, melhor ambiente fabril, mais produtividade, maior segurança e melhor estrutura para ampliações a longo prazo