Entrou em vigor em janeiro deste ano uma nova resolução do Contran. É a de número 563, que trata de segurança na operação de caminhões basculantes. O objetivo é reduzir o risco de acidentes com o caminhão trafegando com a caçamba erguida. Para tanto, a norma do Conselho Nacional de Trânsito define três dispositivos de segurança com foco na tomada de força. Esse componente está acoplado ao câmbio e fornece potência para a bomba hidráulica girar e bascular a caçamba. A medida prevê o uso de dispositivos, primário, secundário e terciário.
O dispositivo de segurança primário, que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária, por exemplo, esbarrando no botão. O acionamento só será feito a partir de dois comandos ou de um comando de dois estágios. O dispositivo de secundário é um aviso visual e sonoro para alertar o operador sobre o acionamento da tomada de força. O aviso visual deve ficar na altura do painel, bem no campo de visão do operador. Já o dispositivo de segurança terciário é um sistema eletrônico de controle do acionamento da tomada de força que limita a velocidade do veículo a 10 km/h se a tomada de força estiver ligada.
Os dois primeiros dispositivos são mais simples de instalar do que o terciário. Este, mais complexo, deve vir de fábrica preparado para ser habilitado na implementadora. Não é obrigatório usar os três ao mesmo tempo. Dois já bastam. A resolução fala em Tipo A, usando os dispositivos primário e secundário, ou tipo B, com os dispositivos primário e terciário.
O fato é que a segurança, agora, é bem maior, segundo especialistas ouvidos pelo Pé na Estrada. “É um recurso para evitar que o operador acione a tomada de força desavisadamente e provoque um acidente muito comum: o atropelamento de passarelas”, diz Rubem Melo Penteado, da TRS Engenharia. “Com certeza a gente vai ter uma condição operacional muito mais segura”, afirma Fábio Soave, Gerente de Engenharia de Produto da Rossetti.
O alerta sonoro é um apito constante que cessa somente após a tomada de força ser desligada. Por ser incômodo, ele cumpre bem a missão de avisar o motorista do perigo. Mas de acordo com os nossos entrevistados, há relatos de operadores de caçamba que preferem desligar o aviso sonoro. “Isso não pode ser feito nunca, mas acontece”, lamenta Rubem. Fábio concorda e completa com uma observação importante: além de não desativar os sistemas de segurança, o operador precisa é ficar de olho na manutenção deles. “Os dispositivos ajudam, mas ação do motorista é fundamental para segurança”, diz o engenheiro da Rossetti.
Todos os veículos basculantes, independentemente do ano fabricação, precisarão receber pelo menos dois dos três dispositivos de segurança previstos na resolução 563 do Contran. A comprovação será na inspeção para obtenção do CSV – Certificado de Segurança Veicular. A exigência do CSV foi adiada para 1º de janeiro de 2018, porque o sistema de controle SIS-CSV do Denatran/Serpro precisa contemplar essa exigência para basculantes. “O correto é ir instalando desde já”, alerta o engenheiro Rubem Melo Penteado. Kits com os dispositivos já estão disponíveis no mercado.