Entre em contato: (11) 3337-2939 (11) 4328-9124

Branca ou amarela? Como escolher a luz ideal para cada ambiente
(07/12/2016 12:28)


LUZ BRANCA X LUZ AMARELA

Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório.
Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.

LÂMPADAS ELETRÔNICAS X LÂMPADAS DE LED

As lâmpadas eletrônicas custam a partir de 15 reais, enquanto as de LED saem a partir de 25 reais. Segundo Elaine, mesmo mais caras, as lâmpadas de LED têm durabilidade maior e consumo menor, além de não esquentar como as eletrônicas.

ARANDELAS

Arandelas podem funcionar como abajur e dão toque especial à decoração (Foto: Reprodução)
Arandelas: como um abajur  (Foto: Reprodução)

Para que servem? uma luz indireta, pode ser branca ou amarela e funciona como um abajur no ambiente ou como luminárias balisadoras, que mostram o caminho a ser seguido na sua casa.
Onde colocar? Esse tipo de instalação é perfeita para áreas de corredor, lavabo, quarto de bebê, cabeceiras no quarto.  Em uma medida padrão, a instalção deve ser feita em uma distância de 1,90m do chão. Não precisa ficar preso a essa altura, mas é o que normalmente é feito.
 



FITA DE LED

A fita de LED não esquenta e pode dar clima ao ambiente com cores diferentes (Foto: Reprodução)
Fita de LED:clima ao ambiente (Foto: Reprodução)

Para que servem? muito fáceis de instalar e comprar, ela pode ter várias cores e permite que você defina o clima do ambiente através da iluminação.
Onde colocar? Pode dar um toque atrás das prateleiras, televisão ou até na cabeceira da cama.


LUMINÁRIA PENDENTE

Penduradas no teto, a luminária pendente dá foco ao objeto ao qual é direcionada (Foto: Reprodução)
Luminária pendente: ponto focal(Foto: Reprodução)

Para que servem? São aquelas que ficam penduradas no teto e servem para focar a luz, deixar a atenção para a mesa ou objeto onde ela está instalada em cima. Com uma lâmpada amarela, traz a sensação de conforto
Onde colocar? Muito usadas em cima da mesa das refeições. A instalação tem uma altura padrão: deixe a lúminária a, no mínimo, 80 cm de distância do tampo da mesa. Outra dica é escolher uma lâmpada que é um pouco fosca em cima para não agredir aos olhos.
 


LUMINÁRIA DE COLUNA OU LUMINÁRIA DE CHÃO

Luminárias de coluna ou de chão podem ser transportadas pela casa (Foto: Reprodução)
Luminárias de chão: mobilidade(Foto: Reprodução)

Para que servem? Com uma lâmpada branca, permite que você dê atenção à leitura de um livro ou a algum trabalho feito no computador.
Onde colocar? Ela é uma peça solta que você pode movimentar pela casa, colocando próxima a uma poltrona, por exemplo, onde a instalação da iluminação fica mais difícil.
 

 


TRILHO COM SPOTS

O trilho no teto pode ter vários spots de luz e iluminar vários cantos do cômodo (Foto: Reprodução)
Trilho com spots: pontos de luz (Foto: Reprodução)

Para que servem? Em um ambiente que só tem um ponto de luz, como em todas as casas brasileiras normalmente, o trilho proporciona que seja possível ter focos de luz direcionados, como, por exemplo, apontado para o guardarroupa. Se os spots forem direcionados para o teto de cor clara, ele pode ser usado como um refletor.
Onde colocar? No teto, especialmente.



DÚVIDAS

Enquanto Elaine Gonzalez mostrava as dicas de iluminação no É de Casa, internautas ficaram com algumas dúvidas e a arquiteta respondeu na hora. Confira!

Sabrina: Será que a fita de led não queima o móvel com o tempo?
Elaine Gonzalez:
Não porque a iluminação do LED é fria. Nem o móvel, nem se a gente se enconstar não esquenta nada. Não prejudica em nada o móvel. O que acaba acontecendo? A durabilidade é muito longa. Até ocasionar uma troca, ela vai brincar muito com esses efeitos.

Lucia: Como instalar a fita de LED? Precisa de energia? Qual tipo?
Elaine Gonzalez:
Existem dois tipos de instalação. Se não quiser fazer obra, você pode utilizá-la como um abajur. Você precisaria ter uma tomadinha, colar a fita de LED e ela funciona totalmente independente. Mas se você quiser ligá-la no interruptor, no circuito da casa, aí a gente precisa trazê-la para cá [o espelho de luz]. Quando a gente fala de eletricidade, é importante pensar na bitola do fio correta para poder fazer essas instalações, para não gerar sobrecarga, perder energia e nem ter um consumo desnecessário.


Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:

Comentário:
Digite os caracteres abaixo:





Comentário enviado com sucesso!
Aguarde a aprovação!
MICROELECTRON SISTEMAS ELETR IND E COM. LTDA
Rua Serra de Jairé, 255 / 257 - Belenzinho - São Paulo/SP - CEP: 03175-010
(11) 3337-2939 (11) 4328-9124 - São Paulo - SP
REDES SOCIAIS:
Cadastre-se